Arquiteto

Carlos Prata

Nasceu em 1950 no Porto, onde sempre viveu.

Completou o curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1975, tendo-o obtido em 1980 – após apresentação de relatório de estágio e fornecimento de prova pública classificada com 18 valores – o diploma de Arquiteto com a média final de 15 valores.
Entre 1980 e 1990 foi assistente da disciplina de Análise de Território do Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto e na disciplina de Projetos da Faculdade de Arquitetura da universidade do Porto, tendo sido vogal do Conselho de Administração de Diretores e Representantes Pedagógicos e da Assembleia da ESBAP.

Em 1999, foi convidado a retomar a atividade de docente na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, sendo atualmente Professor Auxiliar na disciplina de Projeto IV.

Foi membro do Conselho Directivo da Secção Regional do Norte da Associação dos Arquitetos Portugueses (AAP), entre 1986/1990 por dois mandatos consecutivos de três anos, do Conselho Nacional de Delegados da AAP entre 1992/1995 e de Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitetos entre 1998/2001, e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos, entre 2001/2010.

Prémios

ARRANJO DA MARGINAL DO RIO DOURO Centro Histórico de Gaia, CM of VN de Gaia Arranjo urbano do espaço público na margem do Douro em frente à Ribeira MENÇÃO HONROSA EM CONCURSO PÚBLICO DE IDEIAS

Marginal de GAIA, Serviços Municipais de GAIA
Concurso público de projeto / construção – consórcio concorrente MOTA & Cª + SOMAGUE – do interceptor marginal do Rio Douro entre a Ponte de D. Luís e a ETAR de Gaia Litoral (Madalena), englobando o arranjo urbano da marginal entre o cais da APDL e a Ponte da Arrábida – obra concluída

1º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL
LIPOR III Avaliações de restaurantes de Ermesinde, Valongo Concurso público de concepção , construção e exploração – concorrente do consórcio SOMAGUE + ALBERTO MESQUITA & FILHOS – para uma Central de Valorização Orgânica – obra concluída 1º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL
DOURO WATERSHIPS Instituto de Navegabilidade do Douro Concurso público de design / construção – consórcio concorrente SOMAGUE + IRMÃOS CAVACO para as obras necessárias à melhoria das condições de acessibilidade e segurança na Barra do Douro – obra concluída. 1º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL

TERMINAL DE TRANSGÁS PARTA REGASIFICAÇÃO DE GÁS NATURAL LÍQUIDO
Porto de Sines
Concurso público de design / construção – consórcio concorrente SOMAGUE – integrando o projeto de doze edifícios de apoio às instalações do terminal – edifício administrativo, armazém, oficinas, centrais elétricas, etc. – obra concluída
1º LUGAR NO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL